Avançar para o conteúdo principal

Deixei de tomar a pílula. E agora?

Olá! 
Numa altura em que ouvimos muitas influencers e pessoas próximas de nós dizerem que pretendem deixar ou deixaram de tomar a pílula, devemos estar conscientes das alterações (boas e más) que isso pode provocar no nosso corpo, antes de tomar qualquer decisão.
São diversos os motivos que levam uma mulher a começar a toma da pílula - prevenir a gravidez, reduzir o acne, diminuir as dores menstruais, regular o ciclo menstrual... - e temos que ter atenção que o comportamento do nosso corpo pode voltar ao "pré-pílula". É importante salientar que a pílula não cura nenhum destes problemas, apenas reduz ou elimina os sintomas, mascarando assim o problema.

Tal como a Filipa Maló refere neste post, ouvir o nosso próprio corpo, alterar a nossa alimentação e estilo de vida é a resposta certa.

Já há algum tempo que queria deixar de tomar a pílula para que o meu corpo volte ao seu "estado normal" e para que fosse mais fácil engravidar assim que o quiséssemos. Mas, na minha opinião, os 'prós' eram mais que os 'contras' e fui adiando essa decisão. Eu comecei a tomar a pílula devido às dores menstruais insuportáveis e ao fluxo intenso que tinha.
Entretanto comecei a namorar e achámos que era prático continuar a tomar a pílula para impedir uma gravidez. 
Só este mês deixámos o comprimido mágico e tenho estado a pesquisar quais as alterações que posso esperar do meu corpo e foi a estes pontos gerais que cheguei (de salientar que não vai acontecer isto tudo a todas nós): 

Aparecimento ou aumento de acne e/ou dores menstruais
Se começaste a tomar a pílula por outro motivo que não anticoncepcional, é provável que os sintomas que tinhas antes voltem. Como referi acima, a pílula não trata estes problema, apenas os mascara durante o período em que a tomamos.

Alterações de peso e/ou de humor
Uma vez que a pílula pode causar retenção de líquidos, é normal emagrecer um pouco quando deixamos de a tomar. Por outro lado, parar a toma da pílula pode provocar alterações de humor na mulher, podendo haver aumento do peso devido ao maior apetite, indisposição para a atividade física e maior vontade de comer doces.
É aconselhado apostar numa alimentação saudável para ajudar o corpo a equilibrar os níveis de hormonas e eliminar toxinas, que pioram a retenção de líquidos e o mau humor. 

Aumento da líbido
As hormonas da pílula diminuem a atividade dos ovários, fazendo com que não ocorra a ovulação. Desta forma diminui também a produção de testosterona pelos ovários, reduzindo o desejo sexual feminino. Quando deixamos de tomar a pílula, a produção de testosterona volta ao normal e a líbido aumenta.

Aumento da oleosidade na cara e cabelo
A composição hormonal da maioria das pílulas inibe a secreção de oleosidade pelo que é natural a pele ficar mais oleosa e talvez até com acne. Caso aconteça contigo, deves procurar um dermatologista.

Fluxo menstrual mais intenso e/ou irregular 
Depois de deixarmos de tomar a pílula, a quantidade de fluxo menstrual pode aumentar uma vez que as hormonas da pílula inibem o crescimento do endométrio (revestimento interno do útero).

Acontece ainda que os ovários podem precisar de algum tempo para voltar a funcionar corretamente. A maioria das mulheres recupera o seu ciclo menstrual natural no mês seguinte, mas algumas podem demorar até seis meses. 

É importante referir que, caso não pretendas engravidar, deves informar-te de quais os métodos contracetivos mais adequados ao teu caso, sempre acompanhada de um profissional de saúde.

Um beijinho*

Comentários

Mensagens populares deste blogue