Quando pretendemos engravidar tomamos conhecimento de diversos exames que têm de ser feitos antes de começar os treinos.
Um deles é para sabermos se somos imunes à toxoplasmose, o bicho papão que faz com que toda a gente nos diga que não podemos comer sushi (adoro tanto!).
Mas o que é a toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita microscópico (Toxoplasma Gondii) que, apesar de ser praticamente inofensivo para os adultos, pode afetar o desenvolvimento do feto.
Eu já fiz as minhas análises pré-natais ao sangue e, apesar de ser imune à rubéola, não sou imune à toxoplasmose.
Após uma longa pesquisa percebemos que não é só sushi que não podemos comer e que há diversos cuidados a ter assim que engravidamos:
- Ingestão de carne mal cozinhada
O congelamento da carne ajuda a prevenção, uma vez que o parasita não resiste a baixas temperaturas. Também carnes curadas, não cozinhadas, tais como os enchidos, representam um risco considerável.
- Ingestão de legumes e frutas mal lavadas
Uma das mais importantes fontes de contaminação são os solos e os produtos por ele produzidos, tais como legumes e frutas. Ingerir estes produtos frescos, mal lavados ou tocar na boca com as mãos, enquanto se pratica jardinagem, pode ser um risco, assim como beber leite não pasteurizado ou queijo feito a partir deste.
Como reduzir o risco de infeção?
1- Usar luvas quando se manuseia carne crua, frutos e vegetais e lavar sempre as mãos depois disso.
2- Cozinhar toda a carne a pelo menos 70°C durante 15 minutos ou congelar a mesma a -12°C, por alguns dias.
3- Evitar o consumo de enchidos, leite e subprodutos do leite não pasteurizados.
4- Lavar cuidadosamente frutas e legumes para saladas, por forma a remover todos os vestígios de terra.
5 - Lavar todos os utensílios e superfícies, depois da preparação de carne fresca, frutas ou legumes, com água quente e detergente.
6 - Ferver ou filtrar água não tratada, antes de beber.
7 - Usar luvas para jardinar, evitando por as mãos ou as luvas em contacto com a boca. Lavar cuidadosamente as mãos depois de qualquer contacto com o solo.
8 - Mudar a areia dos gatos diariamente para que os ooquistos não tenham tempo de esporular e de se tornarem infeciosos.
9 - Evitar limpar o tabuleiro onde o gato elimina, incumbindo outra pessoa de o fazer, se possível. Se não houver mais ninguém que o faça, usar luvas, evitando o contacto com a boca e lavar as mãos depois de terminar a tarefa.
10 - Lavar periodicamente a caixa de areia, com água quente e detergente ou desinfetante seguro para gatos, submergindo-o durante 5 a 10 minutos.
11 - Evitar alimentar os gatos com carne crua, pouco cozinhada ou leite não pasteurizado.
E tu? És imune à toxoplasmose? Que cuidados tiveste durante a gravidez?
Comentários
Enviar um comentário